HCM x HRMS

Capital Humano x Recursos Humanos:


Muitas organizações estão começando a perceber que seu bem mais valioso é o seu capital humano. As habilidades, qualificações, níveis de treinamento e produtividade de uma força de trabalho podem fazer ou quebrar uma empresa. Com isso em mente, muitas empresas começaram a dedicar mais recursos ao recrutamento, capacitação e manutenção de equipes de profissionais talentosos, deslocando a visão desses processos daquele de um mal necessário para um investimento vital no futuro da empresa.

O software de gerenciamento de capital humano oferece uma variedade de aplicativos projetados para auxiliar na aquisição, rastreamento e desenvolvimento de funcionários – efetivamente automatizando e agilizando processos. Este artigo discutirá algumas das principais funções do software HCM, como essas funções podem ajudar uma empresa a operar de forma otimizada, como o software HCM difere de outros tipos de software de RH e onde o software HCM pode ir no futuro com base nas tendências atuais.

Recursos e funções do HCM:
O software HCM geralmente oferece algumas características importantes, tais como recrutamento, onboard, treinamento (ou pelo menos treinamento de suporte e rastreamento) e gerenciamento de desempenho. O melhor software HCM pode ser perfeitamente integrado com outras soluções de software de RH e até mesmo aplicativos de terceiros, como mídia social, contabilidade ou terceirização de folha de pagamento. Cada vez mais, os fornecedores de software HCM estão começando a oferecer recursos que normalmente foram oferecidos com soluções HRIS e HRMS, como o acompanhamento de tempo e atendimento.

O tempo de acompanhamento e atendimento com uma solução HCM podem evitar o pagamento em excesso na folha de pagamento e ajudar no cálculo preciso dos pagamentos de impostos, minimizando o risco de conflitos trabalhistas e violações da conformidade. O agendamento por turnos e o autoatendimento também são ofertas comuns com o software HCM, permitindo que os funcionários usem serviços móveis e aplicativos da web para verificar seus horários de trabalho, fazer transações de turno e aprender mais sobre a disponibilidade de tempo de férias.


Como o HCM Software beneficia as organizações:
O software HCM basicamente ajuda a levar os funcionários à conversa organizacional desde o início, capacitando funcionários e fortalecendo sua voz dentro da empresa. Quando as soluções de software HCM atingem seus principais objetivos, os candidatos empregados que são contratados são melhores para a empresa. Além disso, eles são colocados em posições acionáveis ​​mais rapidamente, e são treinados de forma contínua. O planejamento de sucessão torna-se automático, pois os funcionários estão sempre sendo treinados para o próximo passo.

Aproveitando o gerenciamento de talentos para otimizar o desenvolvimento do capital humano:
A fim de gerenciar eficazmente o capital humano, as empresas devem primeiro implementar estratégias para atrair os melhores talentos. O software para o gerenciamento de talentos é essencial para o sucesso em qualquer esforço para desenvolver o capital humano porque dá à HR uma série de aplicativos para promover e expandir os serviços e conhecimentos que estão disponíveis dentro da organização. Mais do que simplesmente atrair talentos – ele atrai profissionais com habilidades adequadas e facilita a sua aplicação.

Dadas as altas pressões de recrutamento, um sistema de gestão de talentos pode ajudar as empresas a reduzir os gastos, garantindo que essas entidades contratem os profissionais certos pela primeira vez. Quando os funcionários certos estão no lugar desde o início, o treinamento pode ser orientado de forma mais estratégica e a organização se beneficia de menos tempo de inatividade. Oferecer desenvolvimento contínuo também ajuda a manter as habilidades afiadas e melhorar a satisfação dos funcionários, o que pode impulsionar a cultura da empresa e a reputação global.


HCM Software versus HRMS:
HCM As linhas entre o software HCM e outros sistemas de sistemas de gerenciamento de recursos humanos (HRMS) estão ficando mais borradas com o passar do tempo. Embora os termos sejam frequentemente utilizados de forma intercambiável e alguns fornecedores que oferecem um começaram a adotar funcionalidades comuns ao outro, existem algumas distinções que diferenciam o software HCM apropriado do HRMS quando os termos são usados ​​de forma estrita.

Em um nível básico, o objetivo do software HCM é fortalecer a força de trabalho, enquanto o objetivo do HRMS é tornar mais fácil possível gerenciar todas as tarefas relacionadas ao gerenciamento de recursos humanos.

HCM
Human Capital Management
HRMS
Human Resource Management System
  • Localizar e contratar trabalhadores qualificados;
  • Elevar padrões de habilidades dentro da força de trabalho;
  • Aumentar a produtividade da empresa;
  • Estabeleça metas de desempenho e acompanhe o progresso;
  • Foco em funcionários como indivíduos;
  • Apoiar desenvolvimento de funcionários
  • Automatize a folha de pagamento;
  • Garantir a manutenção rigorosa dos registros;
  • Agilizar a administração e gestão de benefícios;
  • Conecte o recrutamento e treinamento para banco de dados para melhorias na organização;
  • Grande foco na força de trabalho como um todo;
  • Assistência com conformidade.

O Futuro do Software HCM:
É improvável que o software HCM se torne mais diferenciado de outros tipos de software de RH no futuro – é muito mais provável que os tipos de software se tornem mais entrelaçados até que realmente não haja diferença significativa.

À medida que a HCM mistura e se funde com outros tipos de software, a eficiência com a qual as informações relativas ao capital humano são coletadas, armazenadas e usadas é obrigada a melhorar. Felizmente, o foco no empregado como indivíduo e as características de capacitação da solução não serão perdidas.

Com a análise utilizada de maneiras mais criativas e construtivas, a tendência da fusão provavelmente continuará até que os dados financeiros e outras informações pertinentes da empresa também possam ser rapidamente referenciados com HCM e dados de RH para detectar padrões e tomar decisões rápidas. Uma vez que a maioria dos sistemas já utilizam a funcionalidade baseada na nuvem, é provável que tudo isso seja acessível a partir de qualquer dispositivo móvel por gerentes e funcionários com as autorizações apropriadas no futuro próximo.


Fontes:

http://www.oracle.com/us/products/applications/peoplesoft-enterprise/human-capital-management/overview/index.html
http://www.ramco.com/hcm/features-and-benefits/
http://searchfinancialapplications.techtarget.com/definition/human-capital-management
http://www.workday.com/applications/human_capital_management.php
Autor: Dave Rietsemaerges